24.2.09

Cama, Far Cry 2, Design e... Zumbis

Carnaval curitibano... Bom, muitos acham que não existe e, realmente, é praticamente inexistente.

Tirando um ou outro que ainda acha que Curitiba tem algo com Carnaval, a grande maioria se divide em dois grandes grupos: os que gostam de carnaval e, portanto, saem da cidade... E os que não gostam de carnaval (meu caso), que tentam achar na cidade algo diferente pra fazer. Para estes últimos, existem algumas opções interessantes (algumas bem "focadas")... Mas eu fiz minha própria programação de carnaval.

Além de cochilos maravilhosos e merecidos, joguei muuuuuito game no computador... De tudo um pouco, mas passei horas no novo Far Cry 2.

Realmente é viciante explorar as selvas e savanas africanas sem nenhum compromisso linear, já que este game de "mundo aberto" possibilita vagar a esmo ou, eventualmente, ter um objetivo a concluir. Quem não jogou, vale a pena... Porém, como todo jogo da nova geração, é preciso um computador razoável pra rodar ele dentro dos 30 fps na configuração média (um bom motivo pra investir no PS3).

A imagem que eu vejo é quaaaase assim. Se aumentar a resolução e triplicar o antialise, fica igual... :-)

Na minha visita de carnaval a FNAC, resolvi comprar algo interessante e útil pra ler no feriado. Depois de uma passada pelos quadrinhos (tentação eterna), pela Apple (sonho eterno) e no Frans Café (cappuccino eterno), parei na pequena parte reservada para o Design (uma prateleira apenas) e comecei a garimpar.

Entre um e outro livro interessante (incluindo æ o tal de "Design Erótico"), tiveram três que me fizeram dedicar mais tempo, folheando.

Um deles por revolta e não por admiração, já que era um manual "prático" para micreiros, com "dicas" para "clonar" cartazes e layouts históricos ou admirados... Chegava ao cúmulo de dar "mastigado" porcentagens de transparência para simular algum efeito de uma peça famosa... Ridículo... Tanto que não lembro nem o nome do tal livro.

Outro foi um livro sobre Grid, algo bastante "chato" para alguns mas, em uma visão geral, de grande importância... Lembrando que até para "transgredir" regras, é bem importante conhece-las antes. Mas o livro não era algo metódico nem cheio de "amarras", me pareceu justamente o contrário. Infelizmente também não guardei o nome deste livro, mas postarei mais a respeito dele no futuro (já que pretendo compra-lo)

O livro que acabei levando para casa foi uma feliz surpresa, já que estava certo que iria leva-lo (através de algumas lidas em seu conteúdo), quando vi na capa os nomes das autoras, Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips, e identifiquei na hora a autora Ellen Lupton, que escreveu o ótimo "Pensar com Tipos". Comprei, comecei a ler e estou gostando muito, recomendo... Nome do livro: "Novos Fundamentos do Design"

Aguçando a observação (conteúdo)

Para finalizar meu post carnavalesco, gostaria de fazer 3 observações:

-Primeiro: senti falta de uma Curitiba mais "viva" nestes dias de feriado prolongado. Claro que todo mundo merece descansar, mas nesta terça-feira as opções para o curitibano que resolveu ficar na cidade eram beeeem restritas. Se Curitiba for realmente assumir seu lado anticarnaval (algo que acredito ser a evolução natural e que é realmente levado como um projeto sério por várias pessoas), então que seja assim... Quem sabe, em um futuro não muito distante, Curitiba não vire uma atração turística para os amantes da cultura e diversão fora do eixo carnavalesco... Não custa torcer.

-Segundo: fui ver o Zombie Walk curitibana já meio prevenido pelos meus amigos paulistanos... Não deu outra... a "caminhada zumbi", que teve sua origem muito mais na cultura pop-nerd, virou uma caminhada emo-zumbi. Deixando claro que, mesmo não compartilhando do gosto pelo perfil, tento respeitar a "classe" emo, já que eles sofrem os mesmos pré-conceitos que um dia os nerds também sofreram... porém... não deixa de ser decepcionante ver uma caminhada, que era pra ser o aviso final de que os mortos ainda vão se levantar (e George A. Romero sempre soube disso), transformada em caminhada miguxa, de roupa preta, lápis nos olhos, cabelo escorrido e cara de "sou infeliz".
ATENÇÃO: Não estou generalizando, afinal, vi alguns zumbis genuínos na massa emo, mas foram raros... infelizmente.

Zombie Walk dos meus sonhos (ou pesadelos), quem sabe ano que vem rola algo assim.

-Terceiro: Fui me informar sobre o Festival de Teatro de Curitiba, que começa dia 17 de Março. Realmente me pareceu ser algo imperdível, tanto que já me programei pra ver duas peças "grandes" (no sentido "marketing" da palavra) e também assistir algumas das centenas que vão ocorrer durante os dias do Festival. Com certeza vai ser o presente que vou me dar de aniversário.

Balanço do fim de feriado carnavalesco: bom, porém com grandes chances de melhorar muito no ano que vem, já que terei maior repertório regional até lá.

Nenhum comentário: