14.2.09

Coraline... em 3D


Devo confessar que minha primeira surpresa foi quando descobri que Coraline foi feito quase que totalmente em Stop motion, tendo computação gráfica apenas na pós-produção (montagem, efeitos especiais, recortes, etc).

Este filme foi um dos raros casos que eu me mantenho distante de qualquer informação a respeito, sendo que normalmente faço exatamente o contrário, me afundo em informações sobre o filme... E fiz isso por dois motivos: ter surpresas na exibição do filme e saber na hora as ligações diretas e diferenças com relação ao livro de Neil Gaiman (que li enquanto estava na faculdade).


Eu adoro estereoscopia e, por isso, fiquei muito empolgado com a oportunidade de ver um filme baseado em um livro do Neil Gaiman e ao mesmo tempo debutar no cinema 3D... Sim, eu nunca assisti um filme estereoscópico no cinema... Cheguei perto de ver o "A morte de Freddy Krueger" e depois não tive mais oportunidade.

Chegando no cinema, recebi os tais óculos 3D (que são polarizados e não com cores complementares)... Entrei na sala (que estava vazia), tomei o cuidado de sentar na quinta fileira (quase embaixo da tela, imaginei que neste caso seria melhor) e fiquei aguardando ansiosamente o começo da projeção.

Meia hora depois (e com a sala 30 pessoas mais cheia), começou a sessão. De cara, achei uma adorável surpresa ver que os trailers também eram em 3D estereoscópico (Era do Gelo 3 e Cia)... Surpresa dupla, já que fiquei maravilhado com a sensação tridimensional e imersiva dos óculos e vi que realmente foi uma sábia escolha sentar bem perto da tela.

Foi uma experiência sensacional assistir Coraline em 3D... Algo que realmente eleva o espirito. Sobre o filme, só tenho a dizer que é fantástico e, em muitos aspectos, achei superior a obra literária de Neil Gaiman...

Sim, os puristas podem achar estranho (e uma blasfêmia) eu considerar melhor um filme ao livro em que ele foi baseado. Mas na minha opinião o livro Coraline tem seus pontos fortes, mas seus fracos o deixam parecendo uma cópia moderna do "Alice no pais das maravilhas", mas sem o brilho de Lewis Carrol.


Porém, a versão Stop Motion deu mais complexidade, riqueza e beleza ao fantástico mundo, que é a vida da garotinha Coraline... Todos os detalhes emocionam... Desde os ratinhos saltadores, passando pelas senhorinhas e seus cachorrinhos (macabramente amados), chegando aos pais e ao amigo nerd da garota.

Voltando a minha surpresa inicial... que foi descobrir, no inicio do filme, que era uma produção em stop motion e não em computação gráfica... Foi algo ótimo. Já que em um mundo tão cheio de animações em 3D, ver algo no bom e velho "Quadro, move e quadro" é espetacular, ainda mais sendo uma produção pra ser vista em 3D, o que deixa tudo ainda mais complexo e apaixonante...

Explico: em animação 3D convencional, basta você adicionar mais uma câmera a cena e renderizar duas vezes em ângulos diferentes... pronto uma animação estereoscópica.


Mas no caso de Coraline, toda a captura de movimentos do stop motion foi feita com duas câmeras diferentes simultaneamente, sem falar nos efeitos especiais digitais que, estes sim, foram renderizados duas vezes mas no mesmo ângulo das câmeras "físicas".. Eu considero isso um trampo enorme e fascinante.

Enfim... Um filme que adorei e que pretendo ver novamente... em 3D, claro.

P.S: É muito legal ver as cenas pensadas para realmente serem vistas em 3D... Agulhas gigantes que tem suas pontas dirigidas a direção do nosso nariz, mãos ameaçadoras avançando para agarrar nossa cabeça ou então insetos belos e bizarros voando bem diante dos nossos olhos... Gostaria que todos os filmes fossem assim... os jogos de computador já são...

Nenhum comentário: